A Secretaria de Saúde de Maricá inicia, na próxima terça-feira, a vacinação contra a dengue na cidade, com aplicação da dose de proteção nas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, público-alvo definido pelo Ministério da Saúde.

A imunização ocorre em 26 Unidades de Saúde da Família e na Unidade Móvel do Caxito, sendo fundamental para evitar o desenvolvimento de quadros graves no grupo com mais risco de hospitalizações pela doença.

O início da campanha em Maricá acontece após a chegada da primeira remessa de doses destinada ao público-alvo, enviadas pelo Ministério da Saúde e distribuídas aos municípios do Rio de Janeiro pela Secretaria de Estado de Saúde.

A secretária municipal de Saúde, Juliana Nogueira, destacou a importância da imunização da faixa etária de 10 a 14 anos, evitando agravos.

“Vamos iniciar a campanha de vacinação contra a dengue na cidade, ação fundamental para a proteção do público-alvo do Ministério da Saúde, as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A vacina possibilita a segurança e evita o desenvolvimento de quadros graves nesse grupo, que tem mais risco de hospitalizações. Por isso, pais e responsáveis, se unam a essa corrente pela saúde que salva vidas”, ressaltou.

Por essa razão, essencial manter: caixas d’água, galões, toneis, poços e tambores vedados; bandejas de geladeira e ar-condicionado sem água; pneus sem água e em locais cobertos; garrafas vazias e baldes virados para baixo; ralos limpos e com telas; vasos sanitários sem uso fechados; piscinas e fontes sempre tratadas; quintal sem lixo e/ou entulho; calhas totalmente limpas; além de ser recomendável eliminar os pratos dos vasos de plantas.

Em outra frente, os agentes de combate às endemias realizam visitas às residências durante o ciclo de vistoria aos imóveis, além de contribuírem em atividades de conscientização junto às equipes das Unidades de Saúde da Família.

Este artigo foi resumido em 52%

Originalmente Publicado: 27 de Maio de 2024 às 16:42

Fonte: maricainfo.com