As ações, inclusive, fecharam com ganhos, com PETR3 subindo 1,76%, enquanto PETR4 subiu 2,13%. Por mais que ainda restem dúvidas sobre a condução da nova dirigente da estatal levando em conta os pedidos do presidente Lula por mais investimento, o discurso da nova CEO não trouxe tantos sustos para o mercado.

Magda, que foi funcionária de carreira da Petrobras durante vinte anos, apontou ainda que o Pré-Sal atingirá o pico de produção em 2030 e que alcançar novas reservas essencial para a continuidade da companhia no longo prazo.

“De maneira geral as primeiras declarações da nova mandatária da Petrobras não demonstram grandes alterações nos rumos da companhia”, avalia a Levante Corp, ressaltando que Magda destacou por várias vezes que pretende entregar uma empresa lucrativa aos acionistas e com isso que o pagamento de proventos seria algo natural.

O BTG Pactual também reforça a visão de que, em muitos aspectos, a nova CEO sugeriu uma estratégia semelhante seguida nos últimos anos, onde a coerência econômica prevalecerá e os investimentos em negócios que vão além do principal motor de valor da empresa não sacrificarão a rentabilidade da empresa.

Entre os tópicos novos e mais controversos citados, o BTG destacaria o plano para proporcionar maiores oportunidades para a indústria local, investimentos em fertilizantes e aceleração do capex, o que poderia reduzir o ROIC futuro da empresa.

Ela também enfatizou a importância de fazer tudo isso ao mesmo tempo, em que explora e produz nos reservatórios de petróleo e gás do Brasil, o que foi visto como positivo, pois o segmento de exploração e produção aparece como o principal direcionador de valor da empresa.

Com a mesma visão - e mantendo compra para as ações - o Bradesco BBI acredita que Magda não dedicará tempo para mudar a política de preços/dividendos, concentrando seus esforços na tentativa de reativar a indústria naval brasileira e também na tentativa de acelerar investimentos em refino e investimentos em fertilizantes.

Este artigo foi resumido em 71%

Originalmente Publicado: 28 de Maio de 2024 às 17:21

Fonte: www.infomoney.com.br