A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu por unanimidade, nesta terça-feira 4, receber a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o senador Sergio Moro por suposta prática de calúnia dirigida ao ministro Gilmar Mendes.
Em abril de 2023, ganhou força nas redes sociais um vídeo em que Moro ironiza Gilmar.
Após uma mulher dizer que ele “Está subornando o velho”, Moro responde: “Não, isso fiança. Instituto para comprar um habeas corpus do Gilmar Mendes”.
Segundo a PGR, Moro, “Com livre vontade e consciência, caluniou o ministro Gilmar Mendes, imputando-lhe falsamente o crime de corrupção passiva”.
“Ao atribuir falsamente a prática do crime de corrupção passiva ao ministro, Sergio Moro agiu com a nítida intenção de macular a imagem e a honra objetiva do ofendido, tentando descredibilizar a sua atuação como magistrado da mais alta Corte do País”, diz a denúncia.
“Não foi certamente uma escolha aleatória, uma vez que público que o ministro Gilmar foi um dos que julgaram, seguidas vezes nesta Corte, de modo restritivo em relação a ações penais conduzidas pelo então magistrado Sergio Moro”, afirmou Dino.
época em que o vídeo veio tona, a assessoria de Moro afirmou que o senador sempre manteve respeito em relação ao STF e a seus ministros.
Este artigo foi resumido em 41%
Originalmente Publicado: 4 de Junho de 2024 às 15:43
Fonte: www.cartacapital.com.br