O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou nesta 4ª feira a presença de observadores internacionais nas eleições da Venezuela em conversa por telefone com o presidente Nicolás Maduro.

Segundo informou o Planalto, o petista também disse ser importante que sejam suspensas as sanções contra o país para o pleito ser feito em um “Clima de confiança”.

A ligação também foi para que o brasileiro agradecesse a Maduro por apoiar a eleição da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, para a presidência do Filac.

Maduro classificou as preocupações internacionais sobre a não confirmação da candidatura da opositora Corina Yoris para as eleições de julho como um “Circo” da direita.

No mesmo mês, Lula afirmou torcer para que a Venezuela “Volte normalidade” com as eleições e que os Estados Unidos acabem com as sanções, para que a população venezuelana refugiada retorne ao país.

Em viagem a Bogotá na semana anterior, Lula e o presidente colombiano, Gustavo Petro, se manifestaram favoráveis a um acordo entre o presidente da Venezuela e a oposição no país, antes de as eleições presidenciais serem realizadas.

Lula e Petro, apesar de serem do mesmo campo ideológico de Maduro, ambos são de esquerda, criticaram o presidente venezuelano por impedir que Corina Yoris dispute as eleições.

Este artigo foi resumido em 24%

Originalmente Publicado: 5 de Junho de 2024 às 18:48

Fonte: www.poder360.com.br