Crianças menores de 5 anos devem comparecer aos postos de saúde de todo o país neste sábado para o Dia D de vacinação contra a poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil.

A campanha, organizada pelo Ministério da Saúde com o apoio de secretarias estaduais e municipais de saúde, começou no último dia 27 e segue até o dia 14 de junho.

A pasta reforça que a vacinação a única forma de prevenção da poliomielite e que todas as crianças menores de 5 anos devem ser imunizadas conforme esquema de vacinação de rotina e também nas campanhas nacionais anuais, como a que está em andamento.

Desde 2016, o esquema vacinal contra a doença passou a ser composto por três doses da vacina injetável aos 2, 4 e 6 meses de vida, além de duas doses de reforço com a vacina oral bivalente, conhecida popularmente como gotinha.

O ministério classifica a poliomielite como uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou secreções eliminadas pela boca de pessoas doentes.

Atualmente, a doença permanece endêmica em dois países: Afeganistão e Paquistão, com registro de pelo menos cinco casos em 2021.

A cobertura vacinal contra a doença, entretanto, apresenta resultados abaixo da meta de 95% desde 2016..

Este artigo foi resumido em 31%

Originalmente Publicado: 8 de Junho de 2024 às 07:27

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br