O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, sugeriu punir com suspensão do mandato e aplicação de medidas cautelares deputados que quebrarem o decoro parlamentar.
A ideia, ventilada após uma série de tumultos envolvendo deputados na semana passada, alterar o regimento interno da Casa para incluir as punições.
Depois de apresentar a minuta do texto aos parlamentares, Lira deu três horas para que as bancadas sugiram alterações no projeto.
Nestes casos, ficaria permitido ainda que o deputado envolvido na confusão seja proibido de “Acessar o recinto onde tenha sido praticada a conduta, quanto durar o inquérito”.
Parlamentares que estiveram na reunião relataram que Lira se referiu ao projeto como uma “Medida com fins educativos”.
“Atitudes violentas transmitem sociedade uma mensagem negativa, contribuindo para a desvalorização da atividade política e fomentando a descrença nas instituições democráticas. A adoção de medidas preventivas e corretivas é, portanto, essencial para resguardar o respeito mútuo, a civilidade e o bom andamento dos trabalhos parlamentares”, escreveu o alagoano no projeto.
Na quarta-feira, os deputados André Janones e Nikolas Ferreira, ambos de Minas Gerais, chegaram a trocar tapas após uma sessão do Conselho de Ética.
Este artigo foi resumido em 53%
Originalmente Publicado: 11 de Junho de 2024 às 17:17
Fonte: www.cartacapital.com.br