O inverno começa no Hemisfério Sul nesta quinta-feira, às 17h51, e termina no dia 22 de setembro, às 9h44. A estação deve trazer muita ou pouca chuva? Ventania, granizo e frio estão no radar?
No Sul do país, os meses de inverno devem trazer condições favoráveis para chuva acima da média na parte central e leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sudeste do Paraná.
A previsão para o inverno indica predomínio de chuva abaixo da média, porém não se descarta a ocorrência de chuva ligeiramente acima da média em áreas pontuais do litoral sul de São Paulo, devido a passagem de frentes frias.
A previsão para o inverno indica condições de chuva abaixo da média climatológica em toda a região, com tendência de diminuição da umidade relativa do ar nos próximos meses, com valores diários que podem ficar abaixo de 30% e picos mínimos abaixo de 20%. As temperaturas tendem a apresentar-se acima da média, devido a permanência de massas de ar seco e quente, favorecendo a ocorrência de queimadas e incêndios florestais.
“Vale destacar que a ocorrência de chuva intensa não está descartada para o litoral da Região Nordeste em função do persistente aquecimento anômalo das águas do oceano Atlântico tropical”, diz o Inmet, em nota técnica.
Em relação temperatura, a previsão indica o predomínio de temperaturas acima da média em toda a região neste inverno.
Em grande parte da Região Norte, a previsão climática indica condições favoráveis para a ocorrência de chuva próxima ou abaixo da média.
Este artigo foi resumido em 60%
Originalmente Publicado: 19 de Junho de 2024 às 14:48
Fonte: www.canalrural.com.br