O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou nesta quinta-feira, 27, que a Rússia está considerando rebaixar suas relações diplomáticas com o Ocidente em resposta ao crescente apoio ocidental Ucrânia.
“Devido ao crescente envolvimento do Ocidente no conflito sobre a Ucrânia, a Federação Russa não pode deixar de considerar várias opções para responder a uma intervenção ocidental tão hostil na crise ucraniana”, disse Peskov.
Embora uma decisão oficial ainda não tenha sido tomada, Peskov afirmou que a Rússia está considerando diferentes alternativas de retaliação contra o Ocidente.
Desde que o Ocidente começou a enviar armamentos e equipamentos militares Ucrânia, o presidente russo, Vladimir Putin, alertou diversas vezes que a medida poderia levar a uma guerra mais ampla envolvendo as maiores potências nucleares do globo.
Em resposta ao ataque que matou cinco pessoas, Peskov afirmou que “o envolvimento dos Estados Unidos nos combates não pode deixar de ter consequências”.
De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, os ataques foram coordenados por especialistas americanos que utilizaram informações de satélites espiões para lançar os mísseis.
Apesar de Putin reforçar que seu país não precisaria recorrer armas nucleares para vencer o conflito, o presidente russo afirma desde o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022, que existe a possibilidade da Rússia utilizar armas nucleares para se defender em situações extremas.
Este artigo foi resumido em 42%
Originalmente Publicado: 27 de Junho de 2024 às 10:21
Fonte: veja.abril.com.br