Nos seis primeiros meses de 2024, 75,3% das crianças com menos de um ano de idade receberam a vacina BCG em todo o país.

Em todo o ano de 2023, a cobertura vacinal do imunizante foi de 79,1%, segundo dados preliminares do Ministério da Saúde.

O dia 1º de julho considerado o Dia da Vacina BCG. A data remete criação do imunizante, em 1921, pelos cientistas franceses Léon Calmette e Alphonse Guérin.

“Desde o início de 2023, uma série de ações vem sendo realizadas para reforçar a cultura de vacinação no país, com destaque para a estratégia de microplanejamento, recomendada pela OMS, que consiste em diversas atividades com foco na realidade local”, explica o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, nos países onde a tuberculose frequente e a vacina integra o programa de vacinação infantil, mais de 40 mil casos anuais de meningite tuberculosa são evitados.

A vacina deve ser aplicada o mais precocemente possível logo após o nascimento em bebês com mais de dois quilos.

Depois da aplicação, a reação começa com uma mancha vermelha que evolui para uma pequena ferida e, por fim, vira uma cicatriz.

Este artigo foi resumido em 34%

Originalmente Publicado: 1 de Julho de 2024 às 16:03

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br