O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja da Silva elogiaram nesta 4ª feira a deputada federal Benedita da Silva depois de a deputada Carla Zambelli chamá-la de “Chica da Silva” -escrava alforriada do século 18.
Já Janja disse que Benedita da Silva sinônimo de força política e que, há décadas, referência por sua luta pelos direitos das mulheres, da população negra e dos mais vulneráveis”.
“Seu tamanho e relevância são gigantes e estão marcados na história da democracia brasileira. A pequenês e o discurso racista da extrema-direita nunca apagará isso”, escreveu Janja no X. Zambelli chamou Benedita de “Chica da Silva” depois de reclamar que não pôde falar durante a Reunião de Mulheres e Parlamentares do P20, em Maceió.
Nesta 4ª feira, a equipe de Zambelli publicou uma nota de esclarecimento nas redes sociais em afirma que a congressista pediu desculpas a Benedita e que a fala foi uma confusão com os nomes da deputada e da escrava brasileira.
“Na última 2ª feira, a deputada Carla Zambelli equivocou-se em uma transmissão ao vivo realizada em uma rede social, e confundiu o nome da deputada Benedita da Silva. Imediatamente quando percebeu o ocorrido, Zambelli apagou a publicação de suas redes e se desculpou com a deputada Benedita.”
“A conversa foi amigável e houve compreensão da situação. Zambelli lamenta o referido lapso, mas torna público que não houve qualquer intenção de ofensa sua colega de Parlamento. Mais uma vez, Carla Zambelli pede desculpas deputada Benedita da Silva.”
“Por fim, fica o lamento pela parcialidade com que veículos de comunicação tem abordado a situação, pois Zambelli sempre repudiou veementemente atos racistas, como o recente ataque sofrido por seu colega de bancada, Helio Lopes, e que foi ignorado de modo solene por inúmeros canais.”
Este artigo foi resumido em 31%
Originalmente Publicado: 3 de Julho de 2024 às 18:27
Fonte: www.poder360.com.br