A ATG, a empresa que tinha um projeto para a nova Bolsa e foi comprada pelo Mubadala Capital no ano passado, já entrou com o processo na CVM para a abertura da Bolsa e no Banco Central para a abertura de sua clearing.
Claudio Pracownik, o CEO da nova Bolsa, disse ao Brazil Journal que a empresa deve estar tecnologicamente pronta para operar já no final deste ano, mas que depois disso o BC e a CVM terão que testar os sistemas, o que deve levar seis meses.
Outra mudança recente que viabilizou a criação da nova Bolsa foi a resolução 175 da CVM, editada em 2022 e que prevê todas as condições, documentos e o cronograma necessários para a criação de uma nova Bolsa no País.
Claudio disse que o plano de negócios da nova Bolsa não tirar market share do volume atual da B3. “Nosso plano trazer mais volume para o Brasil e brigar em cima desse volume novo,” disse ele.
“Conversamos com market makers e bancos globais, e todos falam que um país com só uma Bolsa tem uma limitação de envio de recursos, porque tem risco da Bolsa parar de operar e eles não conseguirem hedgear a operação,” disse ele.
Esta semana, Paes sancionou uma lei de incentivo que derruba o ISS sobre os serviços de liquidação da clearing e da Bolsa de 5% para 2%. Na manhã de hoje, o prefeito publicou um vídeo cômico, em que convida a Faria Lima a operar no Rio.
Sentado atrás de terminais imitando os da Bloomberg, Paes brinca que “o lifestyle da cidade já está mudando. Já tem uns patinetes elétricos por aí, cada vez mais gente com copo Stanley, e até uma turma com coletinho já estamos vendo - uns ‘puta cara legal’.”
Este artigo foi resumido em 75%
Originalmente Publicado: 3 de Julho de 2024 às 18:39
Fonte: braziljournal.com