Esta semana, a morte de uma influenciadora em Goiânia fez com que entidades médicas condenassem o uso do PMMA em procedimentos estéticos, e o Fantástico conversou com especialistas para mostrar que substância essa, como ela usada na medicina e por que pode ser perigosa nas mãos de pessoas sem preparo.

Aline tinha 33 anos e morreu na terça passada, nove dias depois de passar por uma intervenção nos glúteos em uma clínica.

A polícia ainda não tem o laudo pericial que vai revelar, de fato, a substância aplicada na influenciadora, mas quando foi internada, ela disse aos médicos que tinha recebido PMMA. A Anvisa autoriza o uso da substância para corrigir defeitos quando se precisa de volume, e ela também usada como matéria-prima para lentes intraoculares, dentes artificiais e cimentos ósseos.

“A morte pode ser causada pela embolia do medicamento. Embolia você injetar a substância dentro de um vaso e vai parar no pulmão, e a pessoa parar de oxigenar o sangue. A causa mais frequente são os quadros infecciosos”, afirma Marcelo Sampaio.

ISSO FANTÁSTICO. O podcast Isso Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação.

PRAZER, RENATA. O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

BICHOS NA ESCUTA. O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

Este artigo foi resumido em 49%

Originalmente Publicado: 7 de Julho de 2024 às 21:33

Fonte: g1.globo.com