A agência alerta para o fato de que a magnitude do pico e a duração do ciclo epidêmico não podem ser previstos e pede “Vigilância acrescida” durante os Jogos Olímpicos de Paris, que começarão em 26 de julho.
Esse crescimento dos casos na Europa, que vem sendo percebido desde o ano passado, sinaliza que “Situação semelhante poderá ocorrer no Brasil dentro de pouco tempo”, segundo nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde no início de junho.
A infectologista explica, no entanto, que o diagnóstico da doença não tão fácil de detectar, o que pode levar a um número real maior do que o registrado.
“Os municípios realizam os registros, que são compilados pelos Estados, podendo ocasionar uma demora no envio e registro das informações em nível nacional”, disse o Ministério da Saúde, em nota.
O último ano em que ocorreu um óbito registrado em decorrência da doença foi em 2020, com um registro.
A popularidade da doença e a facilidade com quem era espalhada fez com que seu nome virasse uma expressão para se designar a uma nova moda, algo que pegava fácil: a coqueluche do momento.
Crédito, PA. Dados do DataSUS consultados pela BBC News Brasil mostram que, nos últimos anos, houve uma queda na cobertura da vacina contra a coqueluche em todo o país - assim como ocorre com os imunizantes para outras doenças.
Este artigo foi resumido em 85%
Originalmente Publicado: 8 de Julho de 2024 às 15:28
Fonte: www.bbc.com