O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, reafirmou nesta 4ª feira em Washington que a adesão da Ucrânia aliança militar ocidental uma questão de tempo, não de incerteza.
medida que a Ucrânia avança em suas reformas cruciais, continuaremos a apoiar seu caminho inabalável em direção Otan.
Não se trata de se, mas de quando”, declarou Stoltenberg durante o 2º dia da cúpula da Otan.
Os líderes da Otan, reunidos na capital norte-americana, destacaram em declaração conjunta que o futuro da Ucrânia está firmemente ligado aliança, enfatizando que seu processo de adesão “Irreversível”.
“Reafirmamos nossa solidariedade inabalável com o povo ucraniano em sua defesa heroica de sua nação, território e valores compartilhados”, afirmaram os líderes da Otan.
A declaração conjunta também destacou que os líderes da Otan apoiam integralmente o direito da Ucrânia de “Determinar seu próprio futuro”, reconhecendo os avanços de Kiev em suas reformas democráticas, econômicas e de segurança.
medida que a Ucrânia continua a progredir nestas áreas cruciais, continuaremos a apoiá-la em seu caminho irreversível rumo plena integração euro-atlântica, incluindo sua futura adesão Otan”, afirmou a aliança em sua declaração conjunta nesta 4ª feira.
Este artigo foi resumido em 37%
Originalmente Publicado: 10 de Julho de 2024 às 23:14
Fonte: www.poder360.com.br