Os acumulados previstos podem somar valores entre 100 mm e 150 mm nas regiões do Meio Oeste, Planalto Norte, em todo o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul, em especial nas áreas de encosta.
Entre a noite de domingo e a segunda-feira, o sistema se afasta para o mar, diminuindo a condição para chuva em todo o Estado.
Segundo a Defesa Civil, o risco para deslizamentos, fluxos de detritos e queda de blocos “Muito alto” para a região do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis e “Alto” para o restante das regiões em laranja no mapa.
Para as madrugadas e amanhecer são esperadas temperaturas próximas a 0°C na Serra e em torno de 6°C entre os planaltos, Grande Oeste, parte do Alto Vale e da Grande Florianópolis Serrana.
Nas demais regiões catarinenses, as mínimas tendem a variar entre 7°C e 12°C. Os ventos sopram com velocidade média entre 30 e 40km/h e rajadas de 50 a 70km/h nas áreas costeiras, podendo superar esses valores em alto mar.
Já nas tardes, com a cobertura de nuvens e o predomínio do vento sul, as temperaturas máximas variam entre 8°C e 10°C no Grande Oeste e planaltos e entre 12°C e 15°C nas demais regiões, favorecendo a manutenção de uma onda de frio, condição em que as temperaturas permanecem abaixo do esperado por um período mais longo.
No caso de emergências, o contato para Defesa Civil 199 ou 193 para Corpo de Bombeiros.
Este artigo foi resumido em 63%
Originalmente Publicado: 13 de Julho de 2024 às 00:30
Fonte: www.nsctotal.com.br