O tiro que atingiu o ex-presidente Donald Trump durante um comício na Pensilvânia, no sábado, inaugura um novo momento na disputa pela Casa Branca.

O ataque na cidade de Butler não feriu gravemente o candidato republicano, mas terminou com o atirador e um apoiador de Trump mortos, além de outras duas pessoas feridas - e expôs a violência política de um país profundamente rachado.

Para entender como o atentado contra Trump muda os rumos da corrida eleitoral, Natuza Nery conversa com Oliver Stuenkel, professor de Relações Internacionais da FGV, pesquisador da Universidade de Harvard e da organização Carnegie Endowment.

Falando diretamente de Cambridge, no Massachusetts, Oliver analisa como o ataque impulsiona a campanha de Trump, que participa da convenção do partido republicano a partir desta segunda-feira, e explica como a tentativa de assassinato pode mobilizar ainda mais os apoiadores do ex-presidente a comparecerem às urnas, em novembro.

Oliver analisa também como o ataque pressiona ainda mais a campanha de Joe Biden, cuja candidatura vem sendo questionada depois do debate desastroso contra Trump e de uma sequência de gafes.

Neste episódio colaborou também: Sarah Resende.

O ÚLTIMO PLANO: novo podcast do g1 detalha criação da moeda brasileira.

Este artigo foi resumido em 18%

Originalmente Publicado: 15 de Julho de 2024 às 00:45

Fonte: g1.globo.com