O presidente falou nesta segunda-feira emissora NBC, e disse que usar a palavra alvo tinha sido um erro, mas rejeitou a ideia de que tenha empregado retórica inflamada contra seu adversário político.
Biden se defendeu da acusação feita por parte do Partido Republicano de que seus alertas sobre o perigo para a democracia representado por Trump aumentaram a tensão e a polarização no país e levaram ao atentado do sábado.
Um dos republicanos que insistiu nessa tese foi o senador por Ohio J.D. Vance, confirmado nesta segunda como o vice da chapa de Trump Casa Branca.
No sábado, Vance disse em uma publicação no X: “a proposta central da campanha [de Biden] a de que [Trump] um fascista autoritário que deve ser impedido a qualquer custo. Essa retórica levou diretamente tentativa de assassinato”.
Quando questionado sobre a escolha de Vance como vice, Biden respondeu: “[Trump] vai se cercar de pessoas que concordam com ele totalmente”.
Biden também disse que não sabe se o atentado contra Trump vai mudar o resultado das eleições, e insistiu que as pesquisas que apontam uma derrota sua em estados chave não são decisivas: “a distância não grande”.
De acordo com o site FiveThirtyEight, Trump continua ligeiramente frente de Biden em uma média de pesquisas que contemplam o país inteiro: 42% a 40%..
Este artigo foi resumido em 34%
Originalmente Publicado: 16 de Julho de 2024 às 07:35
Fonte: www.otempo.com.br